VOLGOGRADO

Volgogrado, conhecida antigamente como Stalingrado, se estende por cerca de 80 quilômetros pelas margens do Rio Volga. Palco de uma das maiores batalhas da história mundial, a Batalha de Stalingrado, a cidade vai receber a Copa do Mundo na recém construída Arena Volgogrado, estádio com capacidade para mais de 45 mil pessoas.

COMO CHEGAR

A forma mais prática de chegar em Volgogrado é de avião. É possível chegar à cidade de trem, mas as opções são poucas e a viagem pode demorar mais de um dia (saída de Moscou).

O Aeroporto Internacional de Volgogrado fica bem próximo à cidade. O trajeto até o centro leva cerca de 30 minutos. É possível chegar à cidade de trem, ônibus ou van.

O trem parte em diversos horários e custa 40 rublos. O ponto final é na Estação Central Volgogrado 1, que fica na região mais central da cidade. Já o ônibus que faz o percurso é o Nº9 custa. Ele custa 20 rublos e também possui diversos horários de saída e chegada. No caso da van, a que faz o trajeto é a Nº6K. Ela circula das 6h00 às 21h00, com intervalos de 20 minutos. O valor da passagem gira em torno de 40 rublos.

COMO CIRCULAR

O sistema de transporte da cidade é composto por ônibus, vans, ônibus elétricos e trens, que por vezes se assemelha ao metrô, por possuir trechos subterrâneos. O valor da passagem no sistema público é em torno de 20 rublos e é bem comum efetuar o pagamento direto para o condutor. É possível também adquirir o cartão do sistema de transporte em diversos pontos da cidade.

Táxi também pode ser uma opção. Já a empresa Uber ainda não opera na cidade.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

MAMAEV KURGAN (O MONTE MAMAEV)

Na saída da estação de trem Mamaev Kurgan está um parque de mesmo nome, cujo ponto alto é a principal atração turística da cidade: a estátua “O Chamado da Pátria-Mãe”, em russo “Rodina-mat’ zoviot”. A estátua em forma de uma mulher triunfal com uma espada em uma das mãos é uma homenagem aos heróis da lendária batalha de Stalingrado. A altura de 85 metros chama a atenção dos turistas que visitam o lugar.

Fonte: 1zoom

MUSEU PANORAMA DA BATALHA DE STALINGRADO 

Localizado nas margens do Rio Volga, o Museu Panorama permite uma imersão completa em uma das batalhas mais emblemáticas da história da humanidade. Sete artistas recontam esse momento crucial da existência russa de forma complexa. 

Fonte: commons.wikimedia

Dentro do museu é possível conhecer detalhes da batalha e também ver de perto o rifle do franco-atirador Vasily Zaytsev, o lendário soldado russo que foi imortalizado nas telas de cinema no filme “Círculo de Fogo”, interpretado pelo ator Jude Law. A entrada custa 250 rublos e o indicado é estar acompanhado de um guia para melhor compreender todo o contexto histórico.

MOINHO GERHARDT

Do lado de fora do Museu Panorama encontra-se a ruína do moinho Gerhardt. Trata-se de um símbolo da resistência do povo russo contra o exército nazista. O moinho sofreu duros ataques das forças alemãs durante a Batalha de Stalingrado mas o grupamento que se encontrava no seu interior conseguiu resistir por incríveis 58 dias. O prédio do moinho não foi restaurado de propósito, a ideia é que as marcas dos tiros na sua fachada sirvam de lembrança dos horrores da guerra.

Volgogrado - moinho Gerhardt

Fonte: abc-24.info

Não deixe de dar uma volta em torno da edificação. É possível notar que o lado da fachada virada para o Rio Volga se encontra praticamente intacto, sendo uma prova da resistência dos soldados russos.

Observações

Custos em rublos baseados no ano de 2017.

JOGOS EM VOLGOGRADO NA COPA DO MUNDO 2018:

Tunísia x Inglaterra – 18/06
Nigéria x Islândia – 22/06
Arábia Saudita x Egito – 25/06
Japão x Polônia – 28/06